Ensino Médio

Ambiente acadêmico, escola formativa 


A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) confere uma nova identidade ao Ensino Médio, determinando que é a “etapa final da educação básica” (Art.36), passando a ter a característica da terminalidade, o que significa:


- consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental;
- aprimorar o educando como pessoa humana;
- possibilitar o prosseguimento de estudos;
- garantir a preparação básica para o trabalho e a cidadania;
- dotar o educando dos instrumentos que o permitam “continuar aprendendo”, tendo em vista o desenvolvimento da compreensão dos “fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos”.

 

Propõe-se a formação geral (em oposição à formação específica); o desenvolvimento de capacidades de pesquisar, buscar informações, analisá-las e selecioná-las; a capacidade de aprender, criar, formular, ao invés do simples exercício de memorização.

 

O Ensino Médio, portanto, é a etapa final de uma educação de caráter geral, afinada com a contemporaneidade, com a construção de competências básicas, que situem o educando como sujeito produtor de conhecimento e participante do mundo do trabalho, e com o desenvolvimento da pessoa como “sujeito em situação” – cidadão, propiciando:

 

1. a formação da pessoa, de maneira a desenvolver valores e competências necessárias à integração de seu projeto individual ao projeto da sociedade em que se situa;

2. o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

3. a preparação e orientação básica para a sua integração ao mundo do trabalho, com as competências que garantam seu aprimoramento profissional e permitam acompanhar as mudanças que caracterizam a produção no nosso tempo;

4. o desenvolvimento das competências para continuar aprendendo, de forma autônoma e crítica, em níveis mais complexos de estudos.

 

A abordagem, a metodologia, os professores, o material didático, o ambiente escolar pautado em valores éticos, democráticos e solidários por meio do diálogo, a participação nos simulados nacionais, as aprovações dos alunos do Ensino Médio nas melhores universidades, a formação do aluno como cidadão e empreendedor, dão consistência à proposta pedagógica e à trajetória do Intelectus e fazem do Colégio referência máxima do ensino em nossa cidade.

 

 

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